pt
pt es en

História

A história da Maxion Structural Components, pode facilmente se confundir com a história da indústria automotiva e ferroviária no Brasil. A Maxion foi parte importante do desenvolvimento dos dois segmentos industriais. Confira na linha do tempo abaixo um pouco da nossa história.

Anos 40

A história da Maxion Structural Components começa em 1943, quando, no governo Getúlio Vargas, cria-se a FNV – Fábrica Nacional de Vagões, com o intuito de fortalecer a indústria nacional. Em 1945 a FNV foi transferida para a cidade de Cruzeiro/SP, primeira unidade da divisão.

Anos 50

No final dos anos 1950, sob o comando do governo de Juscelino Kubitschek, o Brasil começa a investir pesado na indústria automobilística, e a FNV foi uma das primeiras indústrias a serem homologadas pelo Grupo Executivo da Indústria Automobilística - GEIA para produzir rodas para caminhões e ônibus, tornando-se em 1960 líder neste segmento e responsável por 90% da produção de aros de rodas para caminhões e veículos no Brasil.

Anos 60

Em 1965, o setor de maquinário começa a ter espaço na FNV. Eram produzidos tratores de esteira e retroescavadeiras. Uma das maiores prensas do mundo foi adquirida em 1972. Importada dos Estados Unidos, a prensa Clearing, com capacidade de 5.200 toneladas, foi destinada principalmente à fabricação de longarinas para caminhões pesados. Atualmente, a prensa Clearing é a maior do hemisfério Sul.

Anos 80

A década de 80 reafirmou a excelência da qualidade dos produtos FNV. Em função de possuir linhas de produção diversificadas, a Fábrica Nacional de Vagões passou a ser denominada FNV – Veículos e Equipamentos. O nome FNV foi mantido por ser uma marca internacionalmente conhecida.

Anos 90

No ano de 1990, a FNV foi adquirida pelo grupo brasileiro Iochpe-Maxion. Em 1994, adquirimos a Eluma Autopeças em Contagem/MG e 1995 foi dado início ao projeto pioneiro da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende/RJ: o Consórcio Modular. Em 1998 devido à crescente expansão, ocorreu a divisão das empresas em Maxion – Fundição e Equipamentos Ferroviários e outra, atuando no setor de Autopeças e Implementos Rodoviários, com a denominação de Maxion Componentes Estruturais.

Anos 2000

Em 2000 a Maxion iniciou e implantou o Sistema de Gestão Ambiental (S.G.A.) e obteve a certificação ISO 14001. Em 2003, oferecendo oportunidades a todos, foi registrado o ingresso de mulheres na Prensaria Leve, em Cruzeiro. Em 2005, foi certificada pelo BVQI (Bureau Veritas Quality International) na OHSAS 18001. Em 2006 um marco: a construção de um novo galpão na unidade de Cruzeiro.

Anos 2010

Em Dezembro de 2010, a Maxion iniciou seu novo projeto no Parque de Fornecedores da Volkswagen Caminhoes e Onibus em Resende/RJ. Outro marco foi em 2011, quando adquirimos 50% das ações da Montich S.A., que passou a se chamar Maxion Montich S.A. Logo após, em 2012, concluímos o processo de aquisição do grupo mexicano Galaz/Inmagusa e da americana Hayes Lemmerz e para alcançar novos mercados foram criadas duas novas divisões: a Maxion Structural Components e a Maxion Wheels, iniciando uma nova fase de expansão do grupo.

Anos 2020

Completando recentemente 100 anos de história, a Maxion tem trabalhado ativamente para consolidar a sua presença no mercado automotivo e está em franca expansão. Foram inúmeras as transformações ocorridas na divisão de componentes estruturais, iniciando pela nova estrutura de liderança global muito mais estratégica até mudanças significativas nas plantas. Um exemplo disso é o novo projeto Outsorcing em parceria com a Mercedes Benz; um novo galpão totalmente dedicado ao cliente foi construído dentro da unidade de Cruzeiro.

40
50
60
80
90
2000
2010
2020