Pular para o Conteúdo

HSE / Sustentabilidade

Sustentabilidade

Toda empresa precisa olhar com atenção para o meio-ambiente. Enquanto traçam estratégias para entrar de cabeça na era da eletrificação, as maiores companhias da indústria automotiva estabelecem metas para preservar a natureza, como a neutralização de carbono e a diminuição significativa da emissão de CO2.

A Iochpe-Maxion faz sua parte ao assumir o compromisso social de reduzir as emissões de gases do Efeito Estufa em 30% até 2025. Sendo assim, na condição de divisão de negócios responsável pela produção de componentes estruturais metálicos, a Maxion Structural Components tem papel fundamental para ajudar a companhia a atingir o objetivo.

Não é de hoje que a empresa adota a sustentabilidade como um de seus valores principais. Há mais de 20 anos, a Maxion Structural Components (ou MSC) criou comitês de sustentabilidade em todas as suas plantas. Esses grupos vão exercer um papel fundamental na busca pelas metas.

Em busca dos objetivos

A MSC estabeleceu um extenso plano de ações para se tornar uma empresa mais sustentável e reduzir as emissões de CO2 em 30%.

O cronograma prevê uma diminuição de 10% no volume de gases emitidos a cada ano no período de 2022 a 2024. Assim, a empresa projeta atingir o objetivo citado acima até 2025.

No planejamento estão medidas como a aquisição de energia elétrica a partir de fontes renováveis no período de 2022 a 2025 e a implantação de projetos de redução de consumo de gás natural e energia elétrica de 2021 a 2030.

Na década de 2030 a 2040, a meta é implantar projetos para baixar a emissão de CO2 provenientes de fontes indiretas, como o transporte de matéria prima e produtos acabados. Por fim, a Maxion Structural Components também vai compensar as emissões remanescentes com certificado e, a partir de 2040, se tornará uma empresa carbono neutro.

A Gestão de Meio Ambiente, que monitora quatro Indicadores Globais (energia, gás natural, água e resíduos), estruturou uma campanha para o fortalecimento da Cultura de Sustentabilidade em todos os níveis da empresa. O intuito é promover a conscientização de todos os colaboradores, desde as lideranças até o chão de fábrica.

É importante ressaltar também que a MSC não pretende apenas modificar o impacto ambiental dentro de seus corredores, e sim realizar ações capazes de alterar o ambiente externo.

Pensando nisso é que foi criado o Padrão de Compras Sustentáveis, que inclui a negociação com fornecedores verdes (cujo compromisso com a sustentabilidade esteja presente em suas ações), a compra de materiais com menor impacto ambiental e a influência nas aquisições de fontes renováveis.

HSE

A Maxion está focada na saúde e bem-estar das suas pessoas. Em todas as nossas unidades temos programas focados para garantir que as nossas pessoas possam desempenhar os seus papeis profissionais com total segurança e respeito ao Meio Ambiente.

Nossos processos produtivos são frequentemente auditados pelas mais exigentes normas reguladoras do mercado, o que nos garante um uma atuação limpa e em dia com as principais exigências dos consumidores cada vez mais atualizados e focados na utilização de recursos não poluentes e não agressivos ao meio ambiente.

Na Maxion somos certificados com as principais normas do setor industrial que primam pela gestão ambiental, a ISO14001, e também pela gestão de segurança e saúde ocupacional, a ISO45001.