Sistema de Gestão

HISTÓRICO

Em meados de 1992, a empresa foi a primeira no segmento de auto-peças a receber uma certificação no padrão ISO de qualidade (na época ISO9001) e desde então o seu sistema de gestão da qualidade tem evoluído passando pela ISO 9002 em 1995, QS9000 em 1997 até chegar em 2002 à certificação ISO/TS16949, obrigatória no segmento automotivo.

Em 2002 a empresa obteve a certificação ISO14001 para gestão ambiental, sendo a certificação pioneira dentro de seu segmento e em 2005 obteve a certificação de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional OHSAS 18001.

Desde então finalizou o seu processo de implementação de um sistema integrado de gestão (SGI). A Maxion Cruzeiro é uma das primeiras empresas do segmento de auto-peças do Brasil a possuir SGI, ou seja, certificada em relação às normas ISO 9001, ISO/TS16949, ISO14001 e OHSAS18001.

Atualmente a unidade de Cruzeiro possui as seguintes certificações: IATF 16949:2016, ISO 9001:2015, OHSAS18001:2007 e ISO 14001:2015. Desta forma, a empresa gerencia seu sistema da qualidade de forma integrada, consolidando e atendendo todas as premissas de qualidade, preservação ambiental, segurança e saúde operacional.

QUALIDADE

O sistema de gestão da qualidade da unidade de Cruzeiro possui as certificações IATF 16949:2016, ISO 9001:2015 concedidas pelo Bureau Veritas Certification. Trata-se de um sistema maduro e consolidado, e que mantém como objetivos atender aos requisitos das normas internacionais existentes, além de buscar a satisfação e o sucesso de nossos clientes e acionistas.

SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

O sistema de Segurança e Saúde da unidade de Cruzeiro possui a certificação OHSAS18001 concedida pelo Bureau Veritas Certification. Trata-se de um sistema implementado efetivamente e que busca permanentemente as melhores práticas dentre as suas atividades cotidianas de fabricação de produtos, objetivando garantir o bem estar de seus colaboradores diretos e indiretos, assegurando assim a continuidade operacional da empresa.

MEIO AMBIENTE

O sistema de gestão ambiental da unidade de Cruzeiro possui a certificação ISO14001 concedida pelo Bureau Veritas Certification. Trata-se de um sistema robusto, voltado a prevenção de poluição, objetivando a eliminação ou redução dos impactos adversos ao meio ambiente.

POLÍTICA DE GESTÃO DA QUALIDADE

“A empresa tem como Política da Qualidade, fabricar e comercializar, produtos e serviços que satisfaçam plenamente as necessidades de seus clientes, assegurando assim o sucesso permanente da companhia”.

A Política está implementada, comunicada e entendida por todos níveis. Quando conveniente é analisada no sentido de validação, aos interesses da empresa.

Os objetivos da qualidade são traduzidos em metas mensuráveis estabelecidas através do Plano Operacional (Negócios) e seus desdobramentos nas Abordagens Por Processos. Cada gerência possui responsabilidade pelas ações de acompanhamento e monitoramento, sejam eles para atendimento dos serviços ou atendimento das necessidades citadas na política. A empresa através de pesquisas de satisfação e clima organizacional prevê os “feedbacks” sobre o foco das partes interessadas, seu entendimento e os desdobramentos aplicáveis caso a caso.

Os serviços citados na Política da Qualidade dizem respeito a:

•    Orçamentos de Novos Produtos,
•    Desenvolvimento de Novos Produtos,
•    Atendimento de Protótipos,
•    Atendimentos Emergenciais solicitados pelos Clientes e Assistência Técnica.

As necessidades citadas na Política da Qualidade dizem respeito a:

•    Melhoria Contínua,
•    Custos,
•    Qualidade do Produto,
•    Segurança,
•    Aprimoramento Tecnológico,
•    Eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.

POLÍTICA DE GESTÃO DE GESTÃO AMBIENTAL

“A IOCHPE MAXION SA, empresa do setor de autopeças situada na cidade de Cruzeiro, Região do Vale do Paraíba – Estado de São Paulo, tradicional fabricante de Rodas, Chassis e Estampados para aplicação veicular em Ônibus, Caminhões e Tratores, que atende tanto o mercado Nacional como  o mercado de Exportações, comercializando seus produtos para vários países, entre outros: Eua, Canadá, México, Suécia, China, Japão, Argentina, África, Itália, França, tem como Política de Gestão Ambiental, buscar permanentemente as melhores práticas dentre as suas atividades cotidianas de fabricação de produtos, objetivando a eliminação ou redução dos impactos adversos ao meio ambiente”.

 Para tanto e melhorando continuamente a MAXION busca:

•   Avaliar os impactos ambientais potenciais ou efetivos de suas atividades, processos, produtos ou serviços, visando a prevenção da poluição do meio ambiente;
•    Assegurar o atendimento da legislação vigente, normas ambientais aplicáveis e procedimentos internos;
•    Implementar e manter um Sistema de Gestão Ambiental;
•    Implementar, manter e divulgar a política ambiental a todos seus funcionários e disponibilizá-las às entidades governamentais, comunidade, clientes, fornecedores e prestadores de serviço;
•    Promover treinamento para a conscientização de todos os seus funcionários sobre a importância da preservação do meio ambiente;
•    Estimular seus fornecedores a atuarem de forma ambientalmente correta;

A empresa, dentro dos propósitos acima citados, compromete-se integralmente com o processo de melhoria contínua de seu Sistema de Gestão implementado, pleiteando ser um referencial de consistência e coerência para com a política, dentro do segmento de atuação no qual está inserida.

 A empresa, dentro dos propósitos acima citados, compromete-se integralmente com o processo de melhoria contínua de seu Sistema de Gestão implementado, pleiteando ser um referencial de consistência e coerência para com a política, dentro do segmento de atuação no qual está inserida.

POLÍTICA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE

“A IOCHPE MAXION SA, empresa do setor de autopeças situada na cidade de Cruzeiro, Região do Vale do Paraíba – Estado de São Paulo, tradicional fabricante de Rodas, Chassis e Estampados para aplicação veicular em Ônibus, Caminhões e Tratores, que atende tanto o mercado Nacional como Exportações, comercializando seus produtos para vários países dentre os quais: Eua, Canadá, México, Suécia, China, Japão, Argentina, África, Itália, França, entre outros, tem como Política de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, buscar permanentemente as melhores práticas dentre as suas atividades cotidianas de fabricação de produtos, objetivando garantir o bem estar de seus colaboradores diretos e indiretos, assegurando assim a continuidade operacional da empresa.

Para tanto e melhorando continuamente a MAXION busca:

•    Avaliar Perigos e Riscos potenciais ou efetivos das atividades de seus colaboradores diretos
e indiretos, processos, produtos ou serviços, visando prevenir situações adversas envolvendo
eventos perigosos, danos relacionados a lesão, doença, dano a propriedade, ambiente
•    de trabalho ou combinação destes;
•    Assegurar o atendimento da Legislação vigente, normas de segurança e saúde ocupacional aplicável e procedimentos internos;
•    Implementar e manter um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, proporcionando condições de Segurança e Saúde no trabalho;
•    Implementar, manter e divulgar a Política de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional
à todos os seus funcionários e disponibilizá-las às entidades governamentais, comunidade, clientes, fornecedores e prestadores de serviço e outras partes interessadas como
apropriado;
•    Envolver os trabalhadores dos diversos níveis nas decisões relacionadas, no desenvolvimento, planejamento, implementação, avaliação de desempenho e ações para melhoria do sistema de gestão da SSO.
•    Promover treinamentos, palestras ou quaisquer tipos de eventos para a conscientização dos seus funcionários sobre a responsabilidade individual relacionada a Segurança e Saúde Ocupacional, bem como da importância de se trabalhar preventivamente e para o aperfeiçoamento do desempenho em geral;
•    Estimular seus fornecedores a atuarem de forma politicamente correta em relação as premissas de Segurança e Saúde no trabalho.

CERTIFICAÇÕES