Processos

A Maxion Structural Components – Cruzeiro tem em seu portfólio os mais variados tipos de componentes estruturais graças aos seus mais de 70 anos de know-how em processos de estampagem e montagem just-in-sequency e ao seu parque industrial diversificado, contando com linhas de Estampagem, Roll Forming, Soldas Robotizadas e Manuais e linhas de pintura E-coat e Top Coat.

PRENSARIAS

A Maxion Cruzeiro tem um amplo e diverso parque de prensas com capacidades entre 20 ton. e 5.200 ton. e um dos maiores da América Latina em capacidade de batidas. Suas linhas se dividem em: Prensaria Leve, Média e Pesada.

A Prensaria Leve contém prensas com capacidade entre 20 ton. e 250 ton. e seus sistemas de alimentação manual, por bobina ou tira, conseguem se adequar as mais diversas necessidades e perfis de mercado. A Prensaria Média possui prensas de 400 ton. à 2.500 ton e capacidade para mais de 100.000 golpes por mês para atender altos volumes de produção, o que corrobora para a capacidade da unidade em atender segmentos de alto e baixo volume, sempre com a melhor relação custo-benefício.

A unidade possui ainda uma prensa de 2.500 ton. dotada com o sistema Tandem, capaz de realizar estampagem sequencial em até 8 estágios.

A Prensaria Pesada tem como destaque para a prensa de 5.200 ton., com mesa de 12m, a maior da América latina, dando a unidade posição de referência no mercado na produção de longarinas curvas. Além desta, a Maxion Cruzeiro conta ainda com duas prensas de 3.000 ton. que aumentam a capacidade da unidade em atender o mercado automotivo.

ROLL FORMING

Para atender um mercado cada vez mais dinâmico e diversificado, a Maxion Cruzeiro conta com linha de produção de longarinas em processo Roll Form, que possibilita a produção de longarinas retas sem limite de comprimento e com baixo custo de modificação e set-up. O processo de Roll Forming é complementado com a utilização de puncionadeiras CNC, máquina de dobra Bending Machine e recortes a plasma, ofertando assim uma solução ótima para baixos volumes e projetos personalizados.

MONTAGEM

Com know-how nos principais tipos de montagem disponíveis no mercado e anos de experiência no fornecimento para indústria automobilística, a Maxion Cruzeiro possui equipamentos para montagens parafusadas, incluindo apertadeiras com controle de torque, montagens rebitadas com rebitadeiras de até 50 ton.

Com linhas localizadas próximas aos principais polos de veículos pesados, a Maxion Cruzeiro oferece a opção de montagem em linha estacionária e linhas contínuas para montagens de chassis parafusados e/ou rebitados, adequando-se assim as necessidades do mercado.

A unidade possui também linha dedicada para produção de chassis soldados para pick-ups de alto volume, dotada de dispositivos de alta tecnologia e know-how que garantem a robustez e a capabilidade do processo.

Para o fornecimento de conjuntos metálicos estruturais, detém dezenas de células de solda MIG e a Ponto robotizadas e parcerias com as principais fabricantes de robôs do mercado mundial, garantindo competitividade nos projetos. Para mercados de baixo volume, a Maxion Cruzeiro conta com células de solda manual operadas por soldadores com alto know-how em montagem específicas.

PINTURA

A finalidade do pré-tratamento superficial e pintura  é  preparar as superfícies metálicas pela deposição de uma camada micro-cristalina de fosfato para receber aplicação de primers e esmaltes de acabamento, atendendo os padrões de qualidade exigidos.
Tem como objetivo garantir a aderência do primer aplicado, o qual em conjunto com o acabamento de pintura resiste aos testes de salt-spray, ciclo misto e intemperismo, conferindo a superfície tratada excelente proteção contra a corrosão.

Atendemos o mercado com pintura por eletrodeposição e Top Coat a Pó Poliéster. Pintamos chassis, componentes e longarinas de até 12 metros de comprimento.